Sou comunicadora, especialista em planejamento e direção de conteúdo estratégico, diretora de arte e designer, com experiência nos campos da política, da educação, da gastronomia social, dos direitos humanos, da cultura e socioambiental.
Desde 1999 trabalho para institutos, fundações, ONGs, campanhas políticas, editoras e produtoras, desenvolvendo e realizando planejamento de comunicação estratégica, projetos de identidade visual e editorial, e campanhas digitais.
Como gerente de área, prestando consultoria, desenvolvendo e coordenando projetos editoriais e de identidade visual, me especializei em criar conteúdos e narrativas – visuais e verbais –, para diferentes canais e públicos, tendo como base as estratégias de distribuição e o resultado de impacto.
–––––––––––––––––
Em 2023, desenvolvi diagnósticos e planos de comunicação estratégica para diferentes clientes, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Grupo de Direito e Políticas Publicas (GDPP) da Universidade de São Paulo (USP) e para a divulgação do documentário Biocentricos, de Fernanda Heinz.
Trabalhei como coordenadora de conteúdo e diretora de criação da campanha do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT/SP) em 2022, desenvolvendo o plano de comunicação estratégica e coordenando sua implementação. Paulo foi reeleito para o 5º mandato, com 122.800 votos.
De fevereiro de 2021 à junho de 2022, trabalhei como gerente de comunicação da ONG Gastromotiva, atuando no planejamento estratégico, na direção de criação e produção de conteúdo, com foco nas seguintes atividades:
Novo posicionamento, narrativa central, tom de voz e identidade visual para a organização;
Criação e direção de conteúdos audiovisuais estratégicos: storytelling, registros das 80 Cozinhas Solidárias Gastromotiva em 5 estados brasileiros, com depoimentos dos cozinheiros sociais, vídeos institucionais e de parcerias;
Coordenação da assessoria de imprensa e de plano de mídias sociais, com foco no aumento de engajamento e taxa de conversão de doações;
Desenvolvimento de campanhas e projetos especiais para parceiros estratégicos;
Contratação de equipe privilegiando a diversidade e inclusão racial e social, gerência da equipe e de terceirizados.
Em 2020, trabalhei como diretora de arte e coordenadora de equipe da primeira etapa (março/junho) da campanha do candidato Lucho Arce [MAS], eleito presidente da Bolívia em 1º turno, em outubro deste mesmo ano.
Atuo no campo político progressista, desde que me juntei, em 2018, à construção do movimento Bancada Ativista, colaborando na coordenação e no design da campanha da Mandata Ativista, primeiro mandato coletivo eleito em São Paulo, com 150 mil votos, para deputado estadual. Em 2019, desenvolvi a identidade visual e o design da Mandata. Até 2020, integrei o núcleo de direção geral do movimento Bancada Ativista, coordenando a área de formação e oficinas para campanhas eleitorais.
No campo do audiovisual, idealizei e dirigi o documentário Como chegamos aqui? [em desenvolvimento], sobre a chegada de integrantes da Mandata Ativista à Assembléia Legislativa de SP em 2019. Sou co-autora da ideia original e coordenadora de pesquisa da série Som na caixa [em desenvolvimento], sobre a cultura do sound systems na América Latina. Também criei e dirigi HD Amazônico, um projeto de documentário sobre os artistas gráficos e suas obras nas cidades ribeirinhas do Rio Amazonas.
Na área de formação pedagógica, participei como coordenadora de design do projeto Vozes Periféricas [2020], um perfil de Instagram de interação entre desenho e escrita dos jovens das quebradas de São Paulo, produzido por eles mesmos e realizado pelo Instituto Çarê.
De 2013 a 2014, desenvolvi e implementei o curso de design gráfico para alunos do ensino médio do Instituto Acaia, onde sigo ministrando oficinas. Também lecionei história do design gráfico e design editorial para o 3º ano do curso de Publicidade e Marketing da Faculdade de Campinas [FACAMP], de 2005 a 2012.
Sou formada em desenho industrial e programação visual pela Universidade Mackenzie [1996] e mestra pela área de design e arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU/USP] com a dissertação Pinturas de paisagem amazônica e a construção de um imaginário da cultura popular [2011], com foco no design gráfico popular, tema que sigo pesquisando e transformando em projetos.
Entre outros clientes, desenvolvi trabalhos para fundação Itaú Social, IDDD, ICMBio, InfoClima, Instituto Çare, Conectas Direitos Humanos, Delibera, Instituto Sabin, ITHC, Folio; para as editoras Cobogó, Todavia, Temporal, Cosac Naify, Biblioteca Azul, Três Estrelas, Carambaia, Sesi/Senai, Trip, SESC, DBA, Versal e Senac; e para as produtoras Fio Cinematográfica, Primo Filmes, RT Features, Big Bonsai, Saracura Filmes, Elástica Filmes e Canal Futura.
PRÊMIOS:
DIÁRIO DO HOSPÍCIO e CEMITÉRIO DOS VIVOS | Lima Barreto | Cosac NaifyPrêmio Aloízio Magalhães [projeto gráfico] | Biblioteca Nacional [3º lugar], 2010.
TITÃS: TODAS AS CANÇÕES [1984 a 2001]. Associação dos Designers Gráficos | ADG [1º lugar], 2004. Em parceria com Silvia Ribeiro.
EDITAIS:
PRODAV | 2016
Desenvolvimento e pesquisa para a série de TV Som na Caixa
idéia original Mariana Bernd e Maíra Bühler
direção Maíra Bühler
produção Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio [Klaxon Cultura Audiovisual]
Intercâmbio cultural | 2012
grupo Visualidades Urbanas, com Fernanda Martins
Apresentação da dissertação de mestrado em 4 universidades, México.
PRIME (Primeira Empresa Inovadora) | 2010
FINEP – Ministério da Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento de pesquisa e protótipos de livros eletrônicos em formato PDF interativo.